domingo, 25 de agosto de 2019

A Cruz de Brigit, por Pinho



* 1° de agosto é a data, pelo Hemisfério sul, de comemorar o Sabbat Candlemas (Imbolc, Oimelc) -

Festa do Fogo ou Noite de Brigit.

* Brigid, que significa "luminosa"é uma Deusa tríplice do fogo da inspiração, da ferraria, da poesia, da cura e da adivinhação. Isto é, as funções que lhe atribuem são triplas, correspondentes às três classes da sociedade indo-européia:

* Deusa da inspiração e da poesia - Classe Sacerdotal.

* Protetora dos reis e dos guerreiros - Classe Guerreira

* Deusa das técnicas - Classe de artesãos, pastores e agricultores.

A Cruz de Brigit

As práticas e costumes referentes a Brigid ainda hoje são muito populares na Irlanda e na Escócia, especialmente na zona rural. A cruz de Brigid é feita de palha de trigo, um poderoso símbolo solar que é fixado nos telhados e no interior das casas e nas portas dos estábulos para proteção dos lares e do gado. Faça você mesmo sua Cruz de Brighid

Esta cruz pode ser feita com galhos, junco ou material natural flexível.

Ele representa um talismã poderoso, principalmente para as gestantes.

1. Divida o material em dois conjuntos de galhos, colocando-os um sobre o outro, perpendicularmente, exatamente na metade.

2. Dobre e trance o primeiro galho sobre o último (ficará paralelo ao primeiro).

3. Dobre e trance o galho seguinte sobre o último seguinte (ficará paralelo ao segundo galho). 4. Continue a dobrar e trançar os galhos até ficar satisfeito com a sua arte. O centro da cruz apresentará uma tecedura de agradável apresentação.

5. Por fim, com lã ou fibras naturais, prenda o conjunto para que fique firme e o trançado não se desfaça. Se você tiver talento para artesanato, sérá fácil, pois o princípio da cruz é o fundo de uma cestaria.

Beijos de pinho

Fonte: http://naturezadeluanegra.blogspot.com/2011/07/cruz-de-brigid.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário